20 Perguntas & Respostas

1- O FORRO DE GESSO É COMPATÍVEL COM OUTRAS SOLUÇÕES DE REBAIXAMENTO? Sim, é perfeitamente possível a combinação do gesso com forros de P.V.C., de madeira, ou colméias de ventilação, entre outros.

2- AS SANCAS DE ISOPOR E POLIURETANO SÃO MELHORES QUE AS DE GESSO? Não é o caso de fazermos comparações pois estamos tratando de materiais muito diferentes. As sancas sintéticas são indicadas para os serviços em locais já habitados devido a sua colocação ser rápida e limpa. Contudo o seu preço ainda é alto comparado às sancas de gesso. O projetista também terá que adequar o seu projeto aos modelos e as medidas existentes nos catálagos, já que a execução de modelos exclusivos se torn inviável devido ao alto custo de fabricação.

3- É POSSÍVEL COPIAR FIELMENTE UM MODELO DE SANCA DE GESSO? Sim, desde que se tenha à disposição um pedaço de amostra da mesma.

4- O QUE É FORRO BIZOTADO? É o forro em que as placas mostram o bizote das arestas. Esse forro é de execução mais lenta e trabalhosa, e portanto, mais caro. Essa solução auxilia na dilatação do rebaixamento.

5- EM QUE SITUAÇÕES É PRECISO DILATAR O FORRO? Em áreas mais extensas de rebaixamento (+de 40,0m2) é recomendável o uso de juntas de dilatação. Nos forros pendurados em madeiramento de telhados ou assoalhos de madeira, o seu uso é obrigatório.

6- COMO SÃO FEITOS OS FORROS EM FORMA DE CÚPULA OU ABÓBADA? Nesses casos a colocação segue uma rotina especial onde não são usadas as placas tradicionais de 60x60 e sim peças moldadas a partir das medidas do projeto. À semelhança do forro comum, essas peças também são penduradas com arame e chumbadas com sisal.

7- MARCOS, DIVISÓRIAS, ESQUADRIAS OU TRILHOS DE CORTINA PODEM SER PARAFUSDOS NO FORRO? Sim, desde que sejam feitos reforços no forro com gesso e sisal. Há no mercado um tipo de bucha especial para fixação em gesso.

8- O QUE MAIS ENCARECE UM SERVIÇO DE GESSO DECORADO? Certamente as curvas e as sancas montadas com "cocadas". Todavia, há que se considerar o beneficio estético, pois são detalhes que valorizam bastane a decoração do ambiente.

9- COMO SÃO FIXADOS OS VENTILADORES EM TETOS REBAIXADOS? A fixação de ventiladores de teto deve sr feita diretamente na laje, alongando-se a sua haste, ou se preferir em um suporte independente sobre o rebaixo. Não se deve nunca pendurar o ventilador diretamente no forro.

10- NO CASO DAS CALHAS DE ILUMINAÇÃO EMBUTIDAS NO FORRO, QUEM DEVE COLOCÁ-LAS? O ideal é que o próprio gesseiro faça os cortes e os reforços no forro, deixando só a instalação por conta do eletricista.

11-PAARA SE EXECUTAR O FORRO DE GESSO, A INSTALAÇÃO ELÉTRICA DEVE ESTAR PRONTA? Sim, o gesseiro deixará apenas os fios abaixo do forro ou por traz das sancas conforme a definição do projeto.

12-QUAL A MEDIDA NECESSÁRIA ENTRE O FORRO E A LAJE? É possível se colocar o forro de gesso até colado no teto, contudo, só se garante um bom acabamento com um forro acabado a pelo menos 13cm da laje.

13-PODE-SE EXECUTAR O GESSO ANTES DE REBOCAR AS PAREDES? Não, pois o nivelamento do forro é feito através de pisos cravados exatamente no reboco das paredes

14-NOS AMBIENTES ACABADOS, A EXECUÇÃO DO GESSO DANIFICA A PINTURA DAS PARESES? Quase sempre sim. A movimentação dos aidaimes.,dos cavaletes e os próprios respingos do gesso e sisal acabam ofendendo as paredes. O ideal é que se faça uma pintura geral após o término do serviço.

15-EXISTE ALGUM ADITIVO PARA TORNAR O GESSO MAIS DURO OU IMPERMEÁVEL? Não, embora existam gessos especiais de uso odontológico e industrial, para execução de rebaixamento, a única coisa que se mistura ao pó de gesso é água.

16-PLACAS E SANCAS PODEM SER INSTALADAS AINDA ÚMIDAS? As sancas podem ser colocadas imediatamente após a fabricação quando estão completamente molhadas. As placas, por sua vez, precisam estar totalmente secas, caso contrário empenarão durante a secagem.

17-O FORRO DE GESSO PRECISA SER AMASSADO PARA PINTAR? Sim, para se garantir um melhor acabamento é fundamental o emassamento precedido ainda de aplicação de fundo preparador para evitar manchas.

18-QUANTO TEMPO É PRECISO ESPERAR PARA PINTAR O GESSO? No caso do forro liso o emassamento e a pintura poderão ser feitos no dia seguinte. As sancas costumam demorar de três a sete dias para secar.

19-QUANDO SE EXECUTA O SERVIÇO DE GESSO EM AMBIENTE JÁ REBAIXADO, O QUE ACONTECE COM O FORRO EXISTENTE? Na maioria das vezes não é necessária a sua substituição. A manutenção ou demolição total ou parcial dependerá basicamente da solução do projeto.

20-QUAL A VIDA ÚTIL DO FORRO DE GESSO? É indefinida. Desde que protegido da água e do excesso de humidade, o forro de gesso durará tanto quanto o próprio edifício.

Voltar